Tudo o que resta agora é uma ponte para cruzar, eu acho. Não consigo ver o outro lado. Não consigo ver nenhuma razão para cruzá-la, realmente, mas, novamente, não suporto ficar. Não mais. Essas terras, eu me perdi nelas. Então, novamente, eu estava perdido muito antes de entrar. Quem quer que as tenha nomeado, as nomeou bem. Darklands (Terras Sombrias) de fato, e estou ansioso para ver a último delas. Daí a ponte. Ou isso ou o abismo. Nenhuma outra escolha. Eu posso seguir minha esperança moribunda, ou esperar morrer no fundo de tudo isso. Mas não aqui. Em qualquer lugar, menos aqui. Daí a ponte...
É assim que começa a aventura do seu personagem em Embers Adrift, um MMORPG buy to play, hardcore, old school, com foco no PvE, desenvolvido por um time de um pouco mais de 10 pessoas e focado em jogatina em grupos. Aliás, nenhum outro MMO me esfregou tanto na cara o quanto você é inútil sozinho.
Seu personagem nasce em Newhaven. À sua frente há animais, terra e alguns vilarejos. Atrás de você, a ponte pela qual chegou. Retornar para Darklands não é uma opção. O único caminho é seguir em frente e buscar comida.
Criação do Personagem
A criação do personagem em Embers Adrift é bastante simples. As opções de customização são limitadas e, certamente, não vão tomar muito do seu tempo.
Na mesma tela você deve escolher sua aparência, colocar o nome do seu personagem e escolher o sua função (Role) no jogo. Há apenas 3 funções disponíveis para selecionar, chamados no jogo de: Striker (DPS), Supporter (Healer/Support) e Defender (Tank) e você deve escolher uma.
O início
Estou acordado, vivo novamente pela primeira vez desde... Mal consigo me lembrar, e não desejo me lembrar do horror que cada noite que passava era nas Darklands. Com esta nova vida, começo de novo.
Hoje é meu primeiro dia em Newhaven. Assim o Bardo o chamou, tanto o vale quanto o assentamento ao norte, além dos campos e florestas. A grama seca serviu como cama adequada ontem à noite, e as estrelas ficaram de guarda até de manhã, mas, apesar da minha gratidão, sinto coceira e minhas costas doem por algo mais macio. De preferência, algo fora do chão. Acho que espio algumas fazendas entre as árvores. Espero que tenham comida de sobra para um andarilho envelhecido. Não como desde...
Você começa em Newhaven, após atravessar a ponte que o trouxe de Darklands. Seguindo pela estrada, avista um pequeno vilarejo, onde seu primeiro contato é com o bardo Dante, que está alí para recepcionar os recém-chegados de Darklands.
Aliás, um ponto muito importante de Embers Adrift é que seu personagem interaja com todos os NPCs que encontrar e converse com eles. Mesmo com vendedores e treinadores, pois nesse jogo, não há indicação de quest giver, ou seja, qualquer NPC é um potencial recurso para te dar uma missão. E tome cuidado! Se você for rude com algum deles, ele pode não te passar uma missão.
Você começa com apenas 2 skills e vai liberando outras com o avançar dos níveis. É possível parar o mouse em cima de cada skill para ver detalhes do que cada skill faz.
Missões não são o suficiente
Com o andar do jogo, você perceberá que apenas fazer missões, não será o suficiente, e muitas vezes impossível, para avançar no jogo sozinho. Como eu disse no começo, trata-se de um jogo hardcore e focado em grupos.
Muitas das missões requerem que você se junte com outros 2, 3, 4 ou 5 jogadores para que possam ser concluídas no nível do seu personagem.
Então, se não conseguir um grupo - ou mesmo que consiga - será necessário recorrer ao grinding. Muito grinding. E quando digo muito, é muito mesmo.
No entanto, há um recurso no jogo chamado de bulletin board que torna o grind um pouco mais justificado. Trata-se de um quadro de avisos onde os cidadãos locais colocam pedidos de ajuda e que ao completá-los você receberá um pouco de experiência. No entanto, essas missões não são nada elaboradas ou complexas, são missões que vemos em muitos MMOs por aí no estilo "mate 10 porcos".
Ou seja, o grind é forte. Se você não gosta de grind, esse jogo pode não ser para você. Mas por algum motivo, eu acho tanto o grind como o combate nesse jogo extremamente relaxantes.
O progresso no jogo é bem lento também. O nível máximo que um personagem pode chegar é 50, mas o jogo foi desenhado para que isso leve meses. Aliás, isso é deixado bem claro quando se joga. Embers Adrift foi desenhado para que você curta a jornada e explore os mapas o máximo que puder. É sobre o caminho, e não sobre a chegada.
Mapa e Exploração
Eu tenho mais de 40 horas de jogo com um dos personagem com o qual mais joguei. Ainda assim, eu só explorei 2 regiões do jogo e ainda estou no nível 15. Isso mostra um pouco do quanto grind e exploração dos mapas é necessário para progredir. Obviamente, você pode conseguir isso em muito menos tempo, mas eu resolvi explorar e aproveitar a imersão, além do grind, claro.
Falando em mapa. Em Embers Adrift o mapa só é liberado de acordo com o que você vai explorando e descobrindo. Além disso, não há uma bússola para te guiar para onde ir. O seu único guia é um planeta reluzente no céu, que está sempre apontando para o Norte.
É comum que os NPCs que te passam as missões digam: "Procure a sudeste daqui por..." e você deverá se localizar e encontrar o que procura utilizando essa informação.
Especializações
Na criação do personagem você escolhe entre DPS, Suporte ou Tank. Mas ao chegar ao nível 6 você poderá escolher uma especialização.
Aliás, recomendo que você leia a descrição das especializações que os treinadores falam no jogo. Os diálogos com eles são muito bons!
Striker
Se você escolher ser um Striker, poderá escolher entre Berserker, Brigand ou Warden
- Berserker
Atacando o máximo de inimigos o mais rápido possível, o Berserker não é estranho ao calor da batalha.
Ter "Guts" e uma ofensiva total é a única defesa para um Berserker. Se você não estiver atacando um ou mais inimigos, você está falhando. Descansando entre os ataques? Não, o Assalto "Assault" não vai parar até que o coração do inimigo pare. Isso Intimida "Intimidate" você? Deveria, muitos inimigos optam por não se juntar a conflitos contra um Berserker; sua Fúria "Fury" de batalha não pode ser satisfeita até que seus inimigos estejam mortos a seus pés. Berserkers causam dano mortal de forma rápida; não fique no caminho deles. A maioria dos grupos opta por receber Berserkers em vez de ofendê-los.
- Brigand
Luta dissimulada e ataques rápidos, o Brigand pode nocautear os inimigos, assim como pode despachá-los.
Brigands não estão procurando por uma luta justa. Eles atacarão Das Sombras "From the Shadows", Atordoarão "Stun" você e até mesmo seus amigos, eles vão Atordoar "Daze" você, e então eles levarão seu tempo esfaqueando através dos buracos em sua armadura. Uma vez que você esteja à mercê deles, eles não mostrarão nada e Executarão "Execute" você. Não cruze um Brigand a menos que você queira morrer antes mesmo de saber o que está acontecendo. Brigands são bem agradáveis como seu aliado. Você deve convidar um para seu grupo.
- Warden
Em sintonia com o mundo ao seu redor, o engenhoso Warden usa a natureza para atacar inimigos e ajudar seus aliados.
Os Wardens podem ser tão úteis para seus aliados quanto mortais para seus inimigos. Eles conhecem o "Lay of the Land" para ajudar a acelerar seus amigos ao longo da jornada. Eles carregam venenos para seus inimigos e sabem como curar seus amigos após uma longa batalha. Eles também podem sedar os inimigos para que eles não se juntem à luta. Com habilidades como "Aid", "Sedation Dart", "Venom Strike" e muito mais, quem não gostaria de um Warden junto para a aventura.
Supporter
Se você escolher ser um Supporter, poderá escolher entre Duelist, Sentinel ou Warlord
- Duelist
Ofensivo e defensivamente equilibrado, o duelist se move rapidamente pelo campo de batalha sangrando inimigos e remendando aliados.
A rapidez do duelist não pode ser desconsiderada, seja em atacar seus inimigos ou em curar seus aliados. Habilidades como "Triage" e "Stim" ajudam os aliados a se recuperarem rapidamente no calor da batalha, enquanto habilidades como "Weak Point" e "Hemorrhaging Strike" destroem e desmoralizam os inimigos até que eles caiam de joelhos. Com essas habilidades, o duelista é um ótimo companheiro de grupo para qualquer aventura
- Sentinel
Os membros mais cruciais da velha guarda do castelo, o Sentinel se destaca tanto em reforçar seus aliados quanto em reduzir a eficácia de seus inimigos.
O Sentinel é um guardião das pessoas; curando e fortificando aliados e a si mesmo, enquanto também enfraquece e causa dano a seus oponentes. O último recurso de um Sentinel para proteger seus aliados é enfurecer os inimigos para que ataquem o Sentinel em vez de qualquer outro companheiro de grupo. Se curar e proteger pessoas com habilidades como "Replenish", "Volster Armor", "Diversion" e "Treatment" é sua praia, então os grupos estarão esperando de braços abertos para receber seu Sentinel em suas aventuras.
- Warlord
Uma presença imponente no campo de batalha, os Warlords usam suas vozes poderosas junto com suas habilidades de combate na batalha para inspirar seus aliados e invocar medo em seus inimigos.
Os Warlords são aliados temíveis. Suas canções de batalha inspiram e recuperam a determinação de TODOS os seus aliados e seus gritos podem fazer seus inimigos fugirem aterrorizados. Quando um Warlord balança sua arma em combate, ela drena o sangue e a força dos membros inimigos, desacelerando e enfraquecendo seus ataques e dificultando que eles mantenham a guarda. Quando o Warlord atende ao chamado da batalha, os túmulos de seus inimigos parecem se abrir sob seus pés. Com habilidades como "Open Wound", "Energizing Battle Chant", "Terrors of War" e "Rallying Call", que grupo não gostaria de um Warlord ao lado deles?
Defender
Se você escolher ser um Defender, poderá escolher entre Juggernaut, Marshal ou Knight
- Juggernaut
O Juggernaut empurra a batalha para frente, derrubando inimigos com pouca consideração por suas defesas.
Se você quer jogar com um tanque que pode executar mortes instantâneas, ignorar atordoamentos e danos, criar estragos na batalha - chamando a atenção para si de vários inimigos - e causar uma boa quantidade de seu próprio dano a vários inimigos, então Juggernaut é para você. Com habilidades como 'Roar', 'Collateral Damage', 'No Time To Die', 'Unstoppable' e mais, você certamente será um grande trunfo para qualquer grupo.
- Marshal
Um estrategista experiente e comandante militar que muda o rumo da batalha ao parar os inimigos em seus rastros. O Marshal vê cada batalha como um teste de sua inteligência.
Exercer controle sobre o campo de batalha e seus inimigos é uma ótima maneira de garantir a vitória em todos os conflitos. Prender e desacelerar seus inimigos enquanto aumenta sua própria eficácia de combate atrai a ira de seus oponentes a tal ponto que eles cometem erros fatais. Se aguentar dano e aprender a empregar habilidades estratégicas de controle de multidão como "Halt" e "Draw Fire", bem como habilidades precipitadas como "Quick Strike" e "Ready" parecem atraentes para você, então você vai querer experimentar o Marshal. Qualquer grupo apreciará a estratégia que um Marshal traz para o campo de batalha.
- Knight
Um especialista em combate um contra um, o juramento do Knight de proteger os outros o torna um aliado poderoso.
Se você está procurando ser um tanque totalmente equipado com armadura de placas frustrando seus inimigos com armadura e escudo e pouco exposto a ataques, então o Knight é para você. Você não só será difícil de matar, mas também será altamente especializado em chamar a atenção de qualquer monstro. Com habilidades como "Protect", "Counter", "Inspire", "Inner Fire" e muito mais, você será eficaz em provocar seu alvo, evitar seus danos, restaurar sua própria saúde e inspirar seus aliados. Como um Knight, você será um aliado fácil de manter na luta quando as coisas ficarem difíceis.
Crafting
O jogo possui um sistema de crafting simples e nada inovador. Basicamente, você coleta materiais e os utiliza para criar com receitas que podem ser adquiridas de vendedores ou como loot de inimigos.
Cada personagem pode escolher 3 profissões das 9 disponíveis. Sendo que 3 são de gathering e 6 de produção.
Tradeskill | Descrição |
---|---|
Hunter | Retira couro, ossos e carnes de restos de animais |
Forester | Coleta madeira e refina plantas |
Prospector | Minerador. Coleta minérios e gemas |
Armorsmith | Cria armaduras e escudos de metal. Excelente em conjunto com Prospector e Hunter |
Weaponsmith | Cria armas. Excelente com Prospector e Forester ou Hunter |
Woodworker | Cria itens de madeira como arcos e escudos. Excelente em conjunto com Forester e Hunter |
Tinkerer | Cria adagas, throwing knifes, jóias e cintos. Excelente em conjunto com Prospector |
Provisioner | Cria comidas e poções. Excelente com Forester e Hunter ou Prospector. Excelente para o primeiro personagem. |
Outfitter | Cria roupas e armaduras de pano e couro. Excelente em conjunto com Hunter e Forester |
Combate e Jogabilidade
Embers Adrift é um MMO com sistema TAB targeting. Ou seja, você seleciona seu alvo (clicando nele ou pressionando a tecla <tab>) e ataca utilizando o auto attack e as habilidades disponíveis.
No entanto o jogo possui um sistema de posicionamento. Ou seja, dependendo da posição que você ataca o seu inimigo você pode ter uma vantagem de acordo com classe ou da arma que está usando.
Ao contrário de muitos MMOs, no Embers Adrift as habilidades possuem cooldown longos, portanto é importante usá-las nos momentos certos. Por exemplo, não faz sentido utilizar uma habilidade que dará mais dano, se o alvo está prestes a morrer.
Além disso, essas habilidades consomem recurso - no caso, stamina. Sem stamina você fica apenas com o seu auto attack (que também tem cooldown) para utilizar. E é aí que mora o problema. Sem habilidades você fica limitado ao seu poder de dano, cura ou conseguir aggro caso você seja um tank, deixando o resto do seu time morrer.
Por conta dos cooldowns longos, muitos acham que o combate é meio travado, o que pode afastar alguns player. Até entendo, realmente eu não acho que esse seja um jogo para todos, mas para mim o combate é bem satisfatório e por conta dos cooldowns e do consumo de recursos, eu o acho muito mais estratégico do que "travado".
Em relação aos mobs que encontramos no jogo, ao contrário de muitos MMOs modernos, não espere que você seja capaz de derrotar um inimigo um pouco acima do seu nível sozinho e mesmo que seja do seu nível, não será algo que levará 2 segundos. Agrar mais que um inimigo do seu nível sozinho, possivelmente te levará a morte.
O nível dos inimigos não é indicado por nível, mas por cores e flechas, conforme figura acima. Um inimigo com 2 flechas para cima, de cor branca, dificilmente será derrotado por você sozinho, sem que você faça um bom gerenciamento de recursos, use as habilidades no tempo certo e utilize poções de cura.
Morte
Ao morrer em Embers Adrift (e você morrerá algumas ou muitas vezes), seu personagem recebe uma penalização na vida (por exemplo, perde 10% de vida) que pode ser recuperado. Essa recuperação acontece mais rápido quando vocês está sentado perto de um Ember Ring, que são basicamente 'fogueiras' de um acampamento.
Sempre que você morre, você nasce perto de um desses Ember Rings para que possa se recuperar.
Além disso, você perde sua bolsa e os itens que coletou em sua jornada, mas não os que você tem equipado. Com isso todo o dinheiro que você tinha nela se vai e você não consegue mais pegar loot até que a recupere.
Como não há uma bússola poderia ser difícil encontrar seu corpo, mas o jogo, para esse caso específico, coloca uma bússola em cima do seu portrait que mostra que direção seguir para encontrar o seu corpo, facilitando muito encontrá-lo.
Quanto custa?
O jogo é buy to play (ou seja, compre para jogar) com plano de assinatura mensal. No entanto, a assinatura não é obrigatória. Você consegue jogar apenas comprando o jogo.
Na data dessa publicação o jogo encontra-se GRATUÍTO devido a problemas que o estúdio teve com o seu parceiro responsável por passar os frutos das vendas para eles. Em outras palavras eles tomaram calote e resolveram cancelar o contrato e liberar o jogo de graça (inclusive com todos os 'perks' de quem assina) até que consigam sair dessa.
Então, estão respirando por meio de doações.
O jogo possui uma página na Steam, mas ainda não está ativa. Portanto para jogar você deve baixá-lo direto do site oficial: https://www.embersadrift.com/Store
Problemas
Nenhum jogo é perfeito, muito menos esse.
- Falta de players. É um jogo onde realmente falta player. Esse é sem dúvidas, o maior problema desse jogo. Em horários de pico, talvez vemos uns 40 - 50 players. Para um jogo que é focado em jogatina em grupo, isso é um problemão.
- Jogar sozinho pode ser chato. Ainda que os desenvolvedores tenham criado os bulletin boards e adaptado as dungeons para que tenha uma área solo, jogar sozinho é chato. Esse jogo brilha quando você joga em grupo.
- Problemas de otimização. Ok, meu PC não é "aquela" máquina, mas também não é de todo ruim. Durante o jogo é possível notar quedas de FPS e alguns 'glitches' de tela piscando, principalmente quando a transição de dia para noite (e vice versa) está acontecendo.
- O jogo está inteira e somente em inglês, o que pode afastar muitos jogadores que não entendem o idioma.
- É buy to play com assinatura opcional que trás bons benefícios. Acho que para um jogo que não tem muitos players, isso afasta um pouco. Entendo que a empresa é pequena e tem seus custos, mas, como disse, afasta players.
- Não tem PvP. Os duelos acontecem mediante pedido. Esse é um jogo puramente PvE.
Mas tem coisa boa..
- A comunidade é incrível. Talvez por ser um jogo com poucos players, eles se unem, eles se ajudam e falam muito no chat. O Discord deles é um ótimo ponto de encontro para procurar por grupos e também pedir ajuda.
- A Lore é bem legal. Como é um jogo que não tem quest giver marcado no mapa, eu me acostumei a ler o que os NPCs falam, e cada vez me envolvo mais com a história. Isso pode não ser legal para todos, mas eu gosto.
- Ele brilha em grupo. Já comentei antes no Resumão. Esse jogo é muito gostoso de jogar em grupo. Ele tem desafio, tem mecânica. Seu personagem, seja lá qual for, parece importante ao grupo e você sente isso.
- É hardcore. Matar um simples inimigo te trás um pouco de desafio, ao contrário de outros jogos que você sai correndo e matando tudo a sua volta com 1 ou 2 golpes e subindo 5 níveis em 10 minutos, aqui você não tem isso.
- Não tem PvP. Os duelos acontecem mediante pedido. Esse é um jogo puramente PvE.
Conclusão
Não tenho muito mais o que dizer, já disse bastante nesse resumão. Eu gosto desse jogo e recomendo.
Eu sugiro que, mesmo com os problemas que ele tem, você aproveite o período que ele está gratuito para experimentar e tirar suas próprias conclusões.
Vá de mente aberta, e se achar que não é para você, tudo bem.
Até o próximo Resumão!